A Professora Dalila Gonçalves e a aluna Thayomara Rodrigues do 2º ano "A" da participaram nos dias 21 a 23 de setembro do 2º Encontro da Juventude na capital mato-grossense realizado pela Seduc/MT. E encontro teve a participação cem estudantes da rede estadual de ensino, de 51 municípios, participam em Cuiabá de um amplo debate sobre o despertar para o protagonismo juvenil e grêmios estudantis. O 2º Encontro da Juventude, iniciado na manhã desta quarta-feira (21.09), ajudará a motivar os estudantes da rede pública na participação da construção de uma educação cada vez mais cidadã. A ação da Coordenadoria de Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), prossegue até a próxima sexta-feira (23.09) com a programação, no Hotel Palace Mato Grosso. Ofertando uma série de atividades - como a realização de debates, a socialização de experiências e de relatos sobre vivências de protagonismo juvenil - o 2º Encontro possui estratégia diferenciada de trabalho em que a articulação e a integração são destaques. As proposições criadas durante o evento servirão como auxílio na criação de políticas públicas para os jovens. “Acho a ação muito interessante. Pretendo sair daqui com idéias sobre projetos que podem ser implantados na escola, possibilitar a discussão de temas que influenciem a vida de todos. Quero voltar para escola e disseminar as informações. Meu intento é de criar um grêmio. Eu irei me candidatar. Vim em busca de informações”, declara Gustavo Muller Pereira, 15 anos. Ele está matriculado na Escola Estadual Frei Ambrósio, da cidade de Cáceres. "Nesse espaço discutiremos a questão da cidadania, a importância dá participação dos jovens na construção de um projeto pedagógico. Percebemos que ainda existe certa timidez na atuação dos grêmios estudantis e precisamos mostrar a eles a força que possuem". A fala é da coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Elisabeth dos Santos Resende de Almeida. Ela ainda cita que o papel da escola é ajudar no processo de construção de cidadãos cada vez mais críticos e plenamente conscientes de seus deveres e direitos. Hoje, a rede pública possui hoje 45 grêmios em funcionamento.
Construção Participativa
Pautado na premissa de construção participativa do ensino, Mato Grosso adotou a experiência do Ensino Médio Inovador (EMI) que possibilita a participação mais ativa dos estudantes. Hoje, sete escolas do Estado ofertam essa modalidade. Segundo a coordenadora do Ensino Médio, Elisabeth Resende, essa metodologia diferenciada nasceu a partir de proposições jovens. Os estudantes do EM Inovador são incentivados ao processo educacional por meio do estímulo às atividades teóricas e práticas apoiadas em laboratórios de ciências, matemática e outras ações nas diferentes áreas do conhecimento. Cinco escolas que ofertam o EMI participam do 2º Encontro da Juventude.
A superintendente da Educação Básica da Seduc, Aidê Fátima de Campos, participou da abertura das atividades e declarou que o processo de aprendizagem é dinâmico. “Esse jovem protagonista, atuante se constitui em um grande desafio para nós que já somos velhos. Precisamos aprender a trabalhar de forma a interpretar e criar um projeto, uma proposta pedagógica que contenha essas características”.
“Hoje vocês representam um pontinho em 51 cidades e foram escolhidos porque possuem um perfil específico e queremos atingir todo Estado. Estamos com as sementes”, finalizou uma das organizadoras do evento, Angélica Garcia Ibrahim. O Conselho Estadual de Educação (CEE/MT), a Secretaria Estadual de Assistência Social (Setas), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, participam também das atividades propostas durante o 2º Encontro da Juventude. O Estado atende 128.686 alunos no Ensino Médio Regular (Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, Semestral e Ensino Médio Inovador e 58.892 alunos nas Diversidades Educacionais (indígena, campo, quilombola e EJA).
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário